FACEBOOK

Histórias Interessantes Aprimore seus Conhecimentos - Boing 747

 

O Novo Boeing 747-8: A Mega Fábrica da Boeing

Introdução

O Boeing 747-8, também conhecido como Jumbo, é o mais recente e moderno modelo da principal aeronave da Boeing. Com sua versão mais recente, a empresa busca reconquistar o título de rei dos ares, que foi perdido para o Airbus A380. Fabricado na Mega Fábrica da Boeing, localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos, o 747-8 é um avião mais comprido, mais moderno e mais ecologicamente correto em sua categoria. Neste artigo, vamos explorar a história e o processo de fabricação desse icônico avião.

A Mega Fábrica da Boeing

A Mega Fábrica da Boeing é o maior edifício do planeta, localizado no estado de Washington. Suas portas são adornadas com o maior mural do mundo, de acordo com o Guinness World Records. A fábrica é tão grande que toda a Disneylândia caberia dentro dela, com espaço de sobra para estacionamento. Além de ser uma fábrica, ela também é uma pequena cidade, com seu próprio quartel de bombeiros, cafeterias e uma frota de triciclos e bicicletas para ajudar os funcionários a se locomoverem. O tamanho impressionante da fábrica pode ser assustador, e muitas pessoas levam meses para conhecer toda a instalação.

A História do Boeing 747

O Boeing 747, também conhecido como Jumbo, foi introduzido nos anos 60 como uma solução para atender à crescente demanda por viagens aéreas intercontinentais. Na época, a Pan Am, uma das principais companhias aéreas, precisava de um avião maior e com maior autonomia. Foi assim que surgiu a ideia de um avião com dois andares e uma capacidade de até 350 passageiros, o dobro de qualquer outro avião da época.

A fabricação do primeiro 747 foi um verdadeiro desafio. A Boeing precisou construir uma fábrica especialmente para produzir o avião, e os trabalhadores começaram a montá-lo antes mesmo das paredes da fábrica estarem completamente erguidas. Após apenas 28 meses de trabalho, o primeiro 747 foi concluído e saiu da fábrica da Boeing em setembro de 1968.

O lançamento do 747 foi marcado por um pequeno contratempo. Durante a decolagem, o avião não conseguiu atingir a velocidade necessária e os pilotos precisaram abortar a decolagem. No entanto, após alguns ajustes, o avião finalmente decolou e o sucesso do 747 foi garantido. Ao longo dos anos, o Jumbo se tornou o rei dos ares, voando mais de 101 mil viagens de ida e volta à Lua.

O Desafio do Boeing 747-8

No entanto, o mercado de aviação passou por mudanças significativas nas últimas décadas. O surgimento do Airbus A380, que era maior e mais eficiente em termos de combustível, fez com que o 747 deixasse de ser competitivo. Com os altos preços dos combustíveis e as preocupações ambientais, o antigo Jumbo se tornou um "carro-chefe" ecologicamente incorreto.

Diante desse cenário, a Boeing decidiu projetar um novo modelo do zero: o Boeing 747-8. O 747-8 é mais rápido, tem maior alcance e emite menos poluentes do que seu antecessor. Ele também conta com tecnologias inovadoras, como asas de fibra de carbono e motores mais eficientes, que foram emprestados do revolucionário Boeing 787 Dreamliner.

A Boeing investiu bilhões de dólares no desenvolvimento do 747-8, e a produção desse novo modelo é uma verdadeira obra de arte. Os trabalhadores da fábrica da Boeing montam o avião manualmente, garantindo a qualidade e a segurança de cada peça. A montagem do 747-8 é um trabalho meticuloso, com milhões de peças vindas de todos os cantos do mundo.

O Processo de Fabricação do Boeing 747-8

O processo de fabricação do Boeing 747-8 começa com a montagem das asas. As asas são as maiores já construídas pela Boeing e são projetadas para aumentar a eficiência e a sustentação do avião. Elas são feitas de três longarinas unidas por barras de suporte, o que proporciona uma força estrutural necessária para suportar todo o peso do avião durante o voo.

Após a montagem das asas, a fuselagem do avião é construída em diversas seções. Cada seção é revestida com um protetor verde para evitar danos durante o processo de construção. A parte superior da fuselagem é projetada para permitir a entrada e saída de grandes cargas, facilitando o transporte de mercadorias pelo avião.

Em seguida, as turbinas são instaladas. O Boeing 747-8 é equipado com quatro turbinas revolucionárias da General Electric, que são as mais eficientes já fabricadas pela empresa. Essas turbinas reduzem o consumo de combustível e geram menos ruído, tornando o avião mais econômico e silencioso.

Após a instalação das turbinas, a cabine do avião é finalizada. Inspirado no interior do Boeing 787 Dreamliner, o 747-8 conta com novas cores, mais espaço e iluminação ambiente. Cada cliente da Boeing pode personalizar o interior do avião de acordo com suas preferências.

Os Testes e Entrega do Boeing 747-8

Antes de ser entregue ao cliente, o Boeing 747-8 passa por uma série de testes de voo. Os pilotos de testes da Boeing realizam manobras extremas com o avião, testando sua capacidade de lidar com situações críticas. Durante esses testes, a distribuição de carga é controlada usando água, simulando diferentes configurações de carga que o avião pode enfrentar durante os voos.

Após ser aprovado nos testes de voo, o Boeing 747-8 passa por um processo de pintura personalizada. Cada cliente pode escolher as cores que deseja para o avião, tanto por dentro como por fora. O avião é então finalizado e está pronto para sua entrega.

O Boeing 747-8 é um verdadeiro marco na história da aviação. Com sua tecnologia inovadora, eficiência energética e capacidade de transportar até 467 passageiros, ele promete ser o grande avião dos próximos 20 anos. A Mega Fábrica da Boeing é responsável por transformar milhões de peças em uma obra-prima da engenharia aeroespacial, e o resultado final é um avião que combina o passado glorioso do 747 com as inovações do futuro.

Conclusão

O Boeing 747-8 é o mais recente modelo da principal aeronave da Boeing. Fabricado na Mega Fábrica da Boeing, ele representa um avanço significativo em termos de eficiência energética e desempenho. Com suas asas inovadoras, turbinas eficientes e interior personalizado, o 747-8 promete recuperar o título de rei dos lares. Através de um processo de fabricação meticuloso e manual, a Boeing transforma milhões de peças em uma obra de arte da engenharia aeroespacial. O resultado final é um avião que combina tradição e inovação, trazendo o Jumbo de volta aos céus com ainda mais glória.

Made with VideoToBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie sua mensagem.